Linux execução do bash shell script

Linux Execução do Bash Shell no Shell e no Bash shell script

Execução do Shell - Se você deseja usar a saída de uma execução do shell dentro de uma string, pode fazê-lo com um cifrão seguido de parênteses.

($ ())

Por exemplo, o comando whoami imprimirá seu usuário atual. Para usá-lo em uma cadeia, envolva whoami na sintaxe de execução do shell. Digito no terminal:

---

echo "Olá, $(whoami)!"

Resultado:

Olá ArceuValenti!

---

echo "Aqui é $(pwd)"

---

echo "Listando os mais novos primeiro : $(ls -t | head)"

echo -e "\nListando os mais novos primeiro :\n\n$(ls -t | head)\n"

---

Aprenda esta po**a de uma vez cac*t* do c*r*io!!!

---

Veja este caso abaixo digito no terminal:

VAR="O local é : $(pwd) - Listando... $(ls -t | head)"

---

A variável VAR que possui dois comandos de execução em si, está armazenada na seção deste terminal onde estou. Quero executar esta variável VAR! Tento:

---

echo "$(VAR)" # Parece seguro, mas... Não funciona!

echo $(VAR) # Parece inseguro e... Também não funciona!

echo $VAR # Funciona, mas me sinto jogado aos lobos.

echo ${VAR} # Funciona, mas me sinto jogado as hienas.

echo "${VAR}" # Funciona direito e me sinto seguro como um neném seio materno!

---

Agora imagine que poderia colocar dezenas de comandos e códigos negros como a noite coletados na web numa variável, criar outras mais com mais comandos dentro delas e executar tudo de uma vez só com um objetivo específico cheio de vigor e amor/ódio numa rede, num arquivo em nuvem... Enviar de alguma forma para alguma coisa/alguém... Nem pensar! Um simples link num comentário te leva a estes cógigos negativos. Tenha atenção e cuidado.

---

Continuando...

Entrada do usuário? Declaramos uma variável no último exemplo, mas também podemos fazer com que o usuário defina o valor de uma variável dinamicamente. Por exemplo, em vez de apenas fazer com que o script diga Olá, Mundo !, podemos fazer com que ele solicite o nome da pessoa que está chamando o script e, então, produza esse nome. Faremos isso usando o comando read.

---

Eu crio estas variáveis abaixo:

ddd='Quem ser você?'
eee='Arceu Valenti'
fff='Olá! Como vai'
ggg='Ora, eu sô'
hhh='Colé o pobrema?'

---

Digito no terminal:

clear ; ddd='Quem ser você?' ; eee='Arceu Valenti' ; fff='Olá! Como vai' ; ggg='Ora, eu sô' ; hhh='Colé o pobrema?' ; echo "$ddd" ; echo ; sleep 2 ; echo "$ggg $eee $hhh" ; sleep 2 ; echo ; echo "$fff seu $eee!" ; sleep 2 ; echo ; echo "Senhor $eee?" ; sleep 2 ; echo ; echo "$hhh" ; sleep 2 ; echo

---

Resultado:

~:$ clear ; ddd='Quem ser você?' ; eee='Arceu Valenti' ; fff='Olá! Como vai' ; ggg='Ora, eu sô' ; hhh='Colé o pobrema?' ; echo "$ddd" ; echo ; sleep 2 ; echo "$ggg $eee $hhh" ; sleep 2 ; echo ; echo "$fff

Quem ser você?

Ora, eu sô Arceu Valenti Colé o pobrema?

Olá! Como vai seu Arceu Valenti!

Senhor Arceu Valenti?

Colé o pobrema?

~:$

---

No script abaixo o usuário que dá o nome quando executa o script:

#!/usr/bin/env bash

#############

# qservc.sh

#############

echo 'Quem ser você?'

read quem

echo "Olá! Como vai $quem!"

---

Assim:

$ ./qservc.sh

$ Arceu

$ Olá! como vai Arceu!

---

Por isto que os nerds Linux são paranóicos com tudo. Compreendeu? Não? Nem eu!

---

Até Breve!

---

Deixe um comentário